07 a 10 de outubro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

COORDENADORES DE GT's
Abaixo você conhece um pouco sobre os coordenadores dos GTs do COBESC 2019

Prof. Dr. José Luiz Ferreira (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1986),
Mestrado (1996) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor
no Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Campina Grande. Pesquisa e estuda sobre os seguintes temas: jogos, brincadeiras, ludicidade, educação do campo, relações de gênero (masculinidades) nos campos da Pedagogia e Educação Física.

Prof. Dr. Paulo Sérgio Cunha Farias (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (1996),
mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Geografia pela
Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Federal de
Pernambuco e professor associado I da Universidade Federal de Campina Grande, atuando principalmente nos
seguintes temas: ensino de geografia, geografia econômica, geografia agrária, teorias geográficas.

Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Educação pela
Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004).
Foi docente da Universidade Federal de Goiás no período de 1994 a 2009. Atualmente é professora associada da
Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas e
Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de avaliação em larga escala da
educação básica e formação de professores. Ocupou a coordenação do PPGEd/UFCG no período 2015 a 2018. É
docente do quadro permanente deste programa. , Foi vice-coordenadora do Fórum de Coordenadores de
Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste (FORPREd/NE), vinculado à ANPEd, no período
2017 a 2018. Foi vice-diretora da ANPAE do estado da Paraíba nos biênios 2015/2016 e 2017/2018. Atualmente
assume a vice-diretoria da ANPAE – Região Nordeste. É pesquisadora associada à ANPEd e à SBPC.

Profa. Dra. Fabiana Ramos (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Mestrado
em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e Doutorado em Linguística também pela UFPB (2015).
Atualmente é professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, atuando
no PPGEd/ UFCG, principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação do professor, construção
identitária docente, letramento, formação de leitores e literatura infantil.

Profa. Dra. Kátia Patrício Benevides Campos (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000),
mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em
Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da
Universidade Federal de Campina Grande/UAED na área de Educação, atuando principalmente na educação
infantil, educação inclusiva, ensino-aprendizagem e deficiência intelectual. Atuou na coordenação-adjunta das
duas edições do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (2012 e 2014), realizado pela
UAEd/UFCG, em parceria com o Ministério da Educação e secretarias municipais de educação do estado da
Paraíba. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (Grão),
cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq. Integra o Mestrado Acadêmico do Programa de
Pós-graduação em Educação – PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade.

Profa. Dra. Keila Queiroz e Silva (UAEd/UFCG)

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Bacharelado em Direito
pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco
(1999) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, (2008). Atualmente é professora
associado II da Universidade Federal de Campina Grande, professora do Programa de Pós-Graduação em
História (PPGH/UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFCG). É pesquisadora e
coordenadora do Programa Interdisciplinar de Apoio à Terceira Idade (PIATI/UFCG). Tem experiência na área de
ensino de História, com ênfase em História do Brasil/Campina Grande e em Sociologia com ênfase em Sociologia
da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Cidade, Corpos, Gênero, Identidades Etárias, Família,
Infância, Juventude, Velhice, Educação Patrimonial /Popular Intergeracional, subjetividades e história oral.

Profa. Dra. Maria do Socorro Silva (CDSA/UFCG)

Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2000) e Doutorado em Educação pela UFPE(2009). Foi Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo(2011-2015). Membro do Fórum Nacional da Educação do Campo e do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba. Membro da Executiva da Rede de Educação Contextualizada do Semiárido e do Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar da RESAB. Foi coordenadora Institucional do PIbid Diversidade da UFCG de 2013-2018. Membro do Conselho Editorial da Revista Interterritorios da UFPE. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa do CNPq Educação do Campo, formação docente e práticas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Contextualizada , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, políticas educacionais, processos educativos nos movimentos sociais e Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência com a construção da Licenciatura em Educação do Campo – Procampo/MEC/SECADI; no Programa Saberes da Terra- MEC e na educação popular realizando assessoria aos movimentos sociais e organizações comunitárias do campo como Movimento de Organização Comunitária – MOC/BA; Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA/PE, com as Escolas Famílias Agrícolas /UNEFAB e com a Escola Nacional de Formação da CONTAG

Profa. Ms. Alexsandra Felix de Brito (UAEd/UFCG)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1998) e Mestrado em
Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2003). Professora efetiva (Adjunto II) da
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (Campus I) nos Cursos de Licenciatura em Matemática e
Licenciatura em Pedagogia, desde 2011. Foi professora substituta (durante oito anos) da área de Educação
Matemática da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG. Atuou como professora de Matemática no Ensino
Fundamental, foi da equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Campina Grande – PB – e professora
formadora do Programa Pacto Nacional para a Idade Certa – PNAIC/MEC – nos anos de 2014, 2015, 2016, 2017 e
2018. Tem experiências na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente
nos seguintes temas: Didática da Matemática; Metodologia no Ensino da Matemática; Formação de professores;
Materiais didáticos no ensino da matemática; Jogos pedagógicos; Processo de ensino e aprendizagem da
matemática; Números e Operações; Geometria e Grandezas Geométricas.

Profa. Ms. Fabíola Cordeiro de Vasconcelos (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1995),
graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992) e mestrado em
Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente, é professora lotada na
Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Tem
experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de
professores, ensino de leitura e literatura infantil.