07 a 10 de outubro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

Faltam 44 dias
para a abertura do colóquio

Grupos de Trabalhos

GRUPOS DE TRABALHO APRESENTAÇÃO COORDENADORES/AS
GT 1 – Crianças, infâncias e educação infantil O GT se propõe a discutir relatos de experiências e resultados de pesquisas ou pesquisas em andamento que tenham como ênfase: Formação docente na Educação Infantil. Práticas educativas e políticas públicas para Educação Infantil. Relação Cuidar-Educar. Currículo Oficial para a Educação Infantil e a formação do sujeito social desde a primeira infância. Produção de conhecimentos em contextos educacionais para bebês. Educação de crianças pequenas em diferentes realidades, espaços e contextos.

Profa. Dra. Kátia Patrício B. Campos (UFCG/UAEd)

Profa. Dra. Maria das Graças Oliveira (UFCG/UAEd)

Profa. Dra. Rute Pereira Alves Araújo (UFCG/UAEd

GT 2 – Literatura infantil e formação de leitores O GT tem como finalidade reunir trabalhos que discutam a análise de obras literárias infantis em prosa ou poesia; abordagens do texto literário na educação infantil e nos anos da primeira fase do ensino fundamental; a relação entre literatura infantil e formação do leitor; a leitura da ilustração nos livros literários dirigidos à infância e a formação docente para o trabalho com o livro literário infantil.

Profa. Dra. Fabiana Ramos (UFCG/UAEd)

Profa. Ms. Fabíola Cordeiro de Vasconcelos (UFCG/UAEd)

GT 3 –  História e Geografia: concepções teórico- metodológicas de ensino na Educação Básica O GT visa discutir contribuições científicas que contemplem os seguintes aspectos temáticos: A relação entre ensino de História e metodologia do ensino. O ensino e a pesquisa em História na escola básica. Ensino de História e pesquisa docente. A pesquisa na formação de professores para o ensino de História e geografia na Educação Básica. Concepções teórico-metodológicas para o ensino de Geografia. As escalas de estudo da Geografia na escola. O estudo do meio como metodologia de ensino e pesquisa da Geografia na escola. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Livro didático de História e de Geografia: concepções teórico-metodológicas. Material paradidático e ensino de História e Geografia. Ensino de História e Geografia e profissão docente.

Profa. Dra. Keila Queiroz e Silva (UFCG/UAEd)

Prof. Dr. Paulo Sérgio Cunha Farias (UFCG/UAEd)

Profa. Dra. Sônia Maria Lira (UFCG/UAG)

Prof. Dr. Sérgio Luis Malta de Azevedo (UFCG/UAG)

GT 4 –  Corporeidade, Motricidade e Ludicidade na Educação Infantil e Ensino Fundamental Espaço de diálogo de estudos, pesquisas e propostas de trabalhos (concluídas ou em andamento) voltadas para a corporeidade, motricidade e ludicidade com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental em articulação com o campo e a cidade e as questões da diversidade.

Prof. Dr. José Luiz Ferreira (UAEd/UFCG)

GT 5 –  Fundamentos, práticas e processos educativos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) O GT se propõe a acolher trabalhos frutos de pesquisas e de experiências pedagógicas que problematizem os seguintes temas: Fundamentos e concepções da educação de jovens e adultos. Movimentos sociais, educação e esfera pública. História e características das lutas e dos movimentos populares pela educação. As práticas educativas dos movimentos sociais para a educação de jovens e adultos. O ensino e a aprendizagem de jovens e adultos trabalhadores. Alfabetização e educação básica de jovens e adultos trabalhadores. Formação político-pedagógica de professores para a educação de jovens e adultos. Princípios para a construção do currículo na educação de jovens e adultos. Concepções e práticas de ensino dos conhecimentos curriculares na alfabetização e educação básica de jovens e adultos. Planejamento, execução e avaliação de projetos de ensino para a alfabetização e educação básica de jovens e adultos. Recursos didáticos para a educação de jovens e adultos.

Profa. Dra. Edileuza Custódio Rodrigues (UAEd/UFCG)

Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva (UEPB)

GT 6 – Gêneros textuais, ensino e práticas de letramento Este grupo de trabalho (GT) tem como objetivo reunir trabalhos que reflitam sobre os gêneros textuais como ferramenta para o ensino de língua portuguesa e elemento desencadeador das práticas de letramento na escola. Busca refletir sobre a problemática da noção de gêneros, bem como sobre o desafio de trabalhar os gêneros na sala de aula de forma que expanda as práticas de letramento dos alunos na educação básica. As reflexões apresentadas devem aderir a concepção de que os gêneros são configurações textuais relativamente estabilizadas pelo uso, associadas a diversas atividades de linguagem. Entende-se, neste GT, que a presença quase dominante dos gêneros no ensino de línguas não é garantia para um trabalho respaldado em fundamentos epistemológicos claros que expandam o letramento dos alunos na Educação básica, mas que o sucesso no processo de ensino e aprendizagem do professor que assume os gêneros como ferramenta indispensável para se trabalhar com a leitura e a produção textual depende, entre outros fatores, do conhecimento sobre a teoria dos gêneros, do processo de didatização e das experiências docentes com os gêneros em diversos contextos de comunicação. O GT prioriza pesquisas que privilegiem o trabalho com os gêneros textuais na sala de aula, no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio.

Profa. Dra. Maria de Fátima Alves (UAEd/UFCG)

Profa. Dra. Fabiana Ramos (UAEd/UFCG)

Profa. Dra. Roziane Marinho Ribeiro (UAEd/UFCG)

GT 7 – Educação matemática O GT Educação Matemática busca socializar trabalhos de pesquisa e extensão relacionados à Educação Básica que tratem dos seguintes aspectos:Propostas curriculares no ensino da Matemática; Formação de professores; Metodologia do Ensino da Matemática; Avaliação no Ensino de Matemática; Uso de materiais didáticos no Ensino de Matemática; História da Matemática; Matemática na Educação do Campo; Instrumentos tecnológicos no ensino de Matemática; Ensino de Matemática na Educação Especial e Educação Matemática de Jovens e Adultos.

Prof. Dr. Pedro Ribeiro Barbosa (UAEd/UFCG)

Profa. Ms. Alexsandra Felix de Brito (UAEd/UFCG)

Profa. Ms. Marithiça Flaviana Florentino da Silva (UAEd/UFCG)

GT 8 – Formação de professores e a educação para as diferenças Espaço aberto para a apresentação e discussão de pesquisas e relatos de experiências referentes à formação de professores e práticas curriculares para a educação de: pessoas em situação de   deficiência, indígenas, do campo e afro descendentes, bem como à análise das políticas de educação inclusiva implementadas pelos vários entes federados.

Profa. Dra. Niédja Maria F. de Lima (UFCG/UAEd/PPGEd)

Profa. Dra. Shirley Barbosa das N. Porto (UFCG/UAL/ PPGLE)

Profa. Dra. Ana Dorziat Barbosa de Mélo (UFCG/UAEd/ PPGEd)

 Profa. Dra. Sílvia Roberta da Motta Rocha (UFCG/UAEd/PPGEd)

GT 9 – Educação do campo: políticas, currículo e práticas O GT se propõe a acolher trabalhos, frutos de pesquisas e experiências pedagógicas e educativas, que reflitam e problematizem os seguintes temas: Políticas curriculares, Educação Básica e Educação Superior do/no Campo: desafios e perspectivas. Currículo e práticas educativas no contexto das escolas do campo. Práticas formativas e docência em escolas do campo. Educação do Campo, prática docente e construção do currículo em escolas do campo.

Profa. Dra. Fernanda de Lourdes Almeida Leal (UAEd-CH/PPGEd-UFCG)

Profa. Dra. Maria do Socorro Silva (PPGEd-UFCG)

GT 10 – Política e gestão da educação no Brasil

Neste GT serão apresentados trabalhos acadêmicos que abordem temáticas relativas ao “Estado e às políticas educacionais no Brasil contemporâneo”, compreendendo as seguintes dimensões: gestão escolar, de redes e de sistemas de ensino; políticas e programas de formação inicial e continuada de professores; trabalho docente; avaliação externa da educação – configurações nacional, estaduais e municipais – e seus desdobramentos no currículo, nas práticas e metodologias de ensino e nas condições de trabalho nas escolas. Iniciativas de accountability – avaliação externa, de prestação contas e de responsabilização – na educação pública.

.

Profa. Dra. Andréia Ferreira da Silva (UAEd/UFCG)

Prof. Dr. Carlos Augusto Medeiros

Prof. Dr. Francisco das Chagas de Loiola Sousa (UAEd/UFCG)

Profa. Dra. Luciana Leandro da Silva (UAEd/UFCG)

Profa. Dra. Melânia Mendonça Rodrigues (UAEd/UFCG)

GT 11 – Sociedade e Educação Ambiental

Sociedade e meio ambiente. Concepções de meio ambiente. Políticas de Educação ambiental. Educação ambiental e recursos naturais. Educação ambiental,  interdisciplinaridade e sustentabilidade. Educação ambiental e Formação de professores. Metodologias e práticas em Educação ambiental no campo e na cidade

Profa. Dra. Silvana Eloisa da Silva Ribeiro (UFCG/UAEd)

Profa. Dra. Ireneide Gomes de Abreu (UFCG/UAEd)

GT 12 – Didática e Práticas Educativas

Este GT se dispõe a discutir trabalhos acadêmicos que apresentem pesquisas (concluídas ou em andamentos) ou relatos de experiências que abordem as seguintes temáticas: os desafios da escola na contemporaneidade; o processo de ensino e aprendizagem; as abordagens metodológicas; a avaliação da aprendizagem; os saberes pedagógicos e a docência; planejamento e avaliação; currículo e ensino.

Profa. Dra. Edileuza Custódio Rodrigues (UAEd/UFCG)

Profa. Dra. Ireneide Gomes de Abreu (UAEd/UFCG)

Profa. Maríthiça Flaviana Florentino da Silva (UAEd/UFCG)