07 a 10 de outubro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

Faltam 75 dias
para a abertura do colóquio

PALESTRANTES
Abaixo você conhece um pouco mais dos palestrantes já confirmados para o COBESC 2019

Prof. Dr. Roberto Leher (UFRJ)

Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019). Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado -FAPERJ (até 07-2018).

Prof. Ms. Paulo Rubem Santiago Ferreira (UFPE)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) e Mestrado em Educação [UFPE-Fevereiro de 2019]. Professor da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco ( 1977-1980). Professor da Rede Particular de Ensino (1978-1980). É Professor do Departamento de Educação Física da UFPE, desde 30 de dezembro de 1980.Vereador do Recife (1991-1994), Deputado Estadual (1995-2002) e Deputado Federal(2003-2015). Foi Presidente da Fundação Joaquim Nabuco [MEC-30/04/2015 a 13/05/2016, exonerado à pedido]. Na Câmara Federal foi Titular das seguintes Comissões Especiais: -Para a Reforma Tributária -2003 – Para a Reforma Universitária-2005 -Para o Fundo da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB-2006 -Para a Lei do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação-2008 -Para o Plano Nacional de Educação-2010/2014 -Para o Fundo Social dos Pré-Sal – 2013 -Para a Lei dos Royalties do Pré-Sal-2014 Foi Titular da CPI da Dívida Pública ( 2006 ) É membro da Sociedade Brasileira de Economia Política e da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação. Tem centenas de artigos publicados em jornais, blogs, portais, revistas sindicais. Realizou dezenas de palestras e conferências em seminários, congressos sindicais, encontros universitários acerca dos temas da educação, da seguridade social, das finanças públicas e dos orçamentos.

Profa. Dra. Eleny Gianini (UFCG)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em
Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina (1991) e doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professora Associada II, aposentada pela
Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de
Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, história da educação, autobiografias

Profa. Dra. Érika dos Reis Gusmão de Andrade (UFRN)

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES – Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor,da Educação Básica e Superior, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

Profa. Dra. Ivany Rodrigues Pino (UNICAMP/SP)

Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social de Juiz de Fora/MG, UFJF (1961) e Licenciada em Sociologia pela Université Catholique de Louvain (1968). Mestre em Serviço Social pela ABESS/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1966), Mestre em Sociologia do Desenvolvimento em 1970, pela Université Catholique de Louvain, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unviersidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é docente aposentada e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas, atuando, principalmente, como pesquisadora, nos seguintes temas: Políticas Públicas de Educação,Sociologia da Educação e Educação e Tecnologias Mediatizadas. Presidente do Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES, é editora da Revista Educação & Sociedade.

Profa. Dra. Maria do Socorro Silva

Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2000) e Doutorado em Educação pela UFPE(2009). Foi Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo(2011-2015). Membro do Fórum Nacional da Educação do Campo e do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba. Membro da Executiva da Rede de Educação Contextualizada do Semiárido e do Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar da RESAB. Foi coordenadora Institucional do PIbid Diversidade da UFCG de 2013-2018. Membro do Conselho Editorial da Revista Interterritorios da UFPE. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa do CNPq Educação do Campo, formação docente e práticas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Contextualizada , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, políticas educacionais, processos educativos nos movimentos sociais e Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência com a construção da Licenciatura em Educação do Campo – Procampo/MEC/SECADI; no Programa Saberes da Terra- MEC e na educação popular realizando assessoria aos movimentos sociais e organizações comunitárias do campo como Movimento de Organização Comunitária – MOC/BA; Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA/PE, com as Escolas Famílias Agrícolas /UNEFAB e com a Escola Nacional de Formação da CONTAG

Profa. Dra. Patricia Cristina de Aragão (UEPB)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí – UEPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Comunitários da Infância e Juventude (Nupecij), Sócio da Anped, Anpuh e Sociedade Brasileira de História da Educação.

Zélia Maria Soares Jófili

Possui graduação em Sociologia Política pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais, PE (1974),
mestrado em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, SP (1976) e doutorado em
Educação – University of Surrey, UK (1996). O título foi revalidado pela UFPE. É professora Adjunto IV
aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenou o Programa de Avaliação Institucional da
Unicap (1998-2005) onde também foi professora e pesquisadora do Departamento de Educação (1998-2007).
Participou da Diretoria do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, em Recife (gestão 2004-2006). Atuou como
consultora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (2005-2006) e como membro da equipe de
formadores da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife (2006-2008), da qual foi também
assessora (2014). É membro da Comissão de Pesquisa, do Conselho Consultivo e do Conselho Editorial do Centro
Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e membro fundadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. Presta assessoria ao
MEC e a CAPES. Atualmente participa dos Programas de Pós-graduação em Educação nas Ciências da UFRPE e
do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. Realiza pesquisas na área de
Educação com ênfase em epistemologia, sustentabilidade e formação docente, uso de ferramentas tecnológicas
para a EaD, ensino de ciências e biologia e formação de conceitos, numa perspectiva sistêmico-complexa.