07 a 10 de outubro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

PALESTRANTES
Abaixo você conhece um pouco mais dos palestrantes já confirmados para o COBESC 2019

Prof. Dr. Roberto Leher (UFRJ)

Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019). Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Políticas e Instituições Educacionais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Integra Comitês Editoriais de vários periódicos. Professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes. Bolsista Sênior da Cátedra sobre desenvolvimento IPEA-CAPES (2011 e 2012), pesquisador do CNPq e bolsista do programa Cientistas de Nosso Estado -FAPERJ (até 07-2018).

Prof. Dr. Wiama de Jesus Freitas Lopes (CFP/UFCG)

É docente da Universidade Federal de Campina Grande, do Centro de Formação de Professores – CFP, Campus Cajazeiras, atuando com as disciplinas vinculadas à Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (1999), Mestrado em Educação, na Linha de Currículo e Formação de Professores pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Educação, na Linha de Formação de Professores, pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente está cursando Pós-doutoramento em Políticas Educacionais, sob a Supervisão do Prof. Antônio Cabral, no PPGEd da UFRN. É um dos líderes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ética e Políticas de Planejamento e Gestão Educacional, do CFP/UFCG e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia Paraense – GEPERUAZ, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Desenvolveu coordenação pedagógica no projeto PDE-Escola, do Ministério da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão escolar, políticas educacionais, educação do campo, formação de professores e trabalho docente em turmas multisseriadas e currículo. Desenvolveu estágio científico avançado em âmbito de doutoramento, no Departamento de Desenvolvimento Curricular, da Universidade do Minho, em Braga – Portugal, sob a Co-Orientação do Prof. Dr. José Augusto Brito Pacheco

Prof. Ms. Paulo Rubem Santiago Ferreira (UFPE)

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976) e Mestrado em Educação [UFPE-Fevereiro de 2019]. Professor da Rede Estadual de Ensino em Pernambuco ( 1977-1980). Professor da Rede Particular de Ensino (1978-1980). É Professor do Departamento de Educação Física da UFPE, desde 30 de dezembro de 1980.Vereador do Recife (1991-1994), Deputado Estadual (1995-2002) e Deputado Federal(2003-2015). Foi Presidente da Fundação Joaquim Nabuco [MEC-30/04/2015 a 13/05/2016, exonerado à pedido]. Na Câmara Federal foi Titular das seguintes Comissões Especiais: -Para a Reforma Tributária -2003 – Para a Reforma Universitária-2005 -Para o Fundo da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB-2006 -Para a Lei do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação-2008 -Para o Plano Nacional de Educação-2010/2014 -Para o Fundo Social dos Pré-Sal – 2013 -Para a Lei dos Royalties do Pré-Sal-2014 Foi Titular da CPI da Dívida Pública ( 2006 ) É membro da Sociedade Brasileira de Economia Política e da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação. Tem centenas de artigos publicados em jornais, blogs, portais, revistas sindicais. Realizou dezenas de palestras e conferências em seminários, congressos sindicais, encontros universitários acerca dos temas da educação, da seguridade social, das finanças públicas e dos orçamentos.

Profa. Dra. Eleny Gianini (UFCG)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), mestrado em
Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina (1991) e doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Atualmente é professora Associada II, aposentada pela
Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de
Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, história da educação, autobiografias

Profa. Dra. Érika dos Reis Gusmão de Andrade (UFRN)

Possui Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Associação Cultural Educacional da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo. Professora Colaboradora da Especialização de Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRN e Pró- Reitora Adjunta de Graduação da UFRN (2015-2019). Já tendo atuado como: Vice-Coordenadora (2005/2007) e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFRN, Modalidade Presencial Campus Central (2007/2009); Coordenadora do Projeto de Elaboração e Monitoramento dos Planos de Ações Articuladas dos Municípios do Rio Grande do Norte (PAR) na UFRN (2007/2008); Coordenadora Pedagógica do Programa Complementar de Apoio ao Ensino Médio (2007/2009); Co-Coordenadora do Projeto PRODOCÊNCIA/UFRN (2008/2010); Coordenadora Pedagógica do Curso de Pedagogia da Terra da UFRN/INCRA (2010/2011); Coordenadora do Subprojeto PIBID/CAPES – Pedagogia (2009/2013) e Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação (2013/2015). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor,da Educação Básica e Superior, formação profissional e superior, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

Profa. Dra. Márcia Ângela da Silva Aguiar (UFPE)

Graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelato) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em
Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo
(2000). Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em
Educação e no Curso de Pedagogia (campus Recife) e coordena o Observatório de Política e Gestão da Educação
(OBSERVA). Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação e é líder do
grupo de pesquisa Políticas Públicas . Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás,
junto ao grupo de pesquisa Nedesc, Foi Diretora do Departamento de Educação da Universidade Católica de
Pernambuco (UNICAP), professora da Educação Básica e Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação de
Pernambuco. Foi presidenta da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE
-2002-2004), Coordenadora do Grupo de Trabalho ” Estado e Política Educacional” (Anped GT05 – 1992-1993;
2001-2004), Vice-Presidenta (1993/1995) e Presidenta (2005/2009) da Associação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Educação (ANPEd)1992-1993;. Foi presidenta da Associação Nacional de Política e Administração da
Educação (ANPAE – 2011/2013).Foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de
Educação (2014-2018). Coordenou a Comissão de Especialistas de Pedagogia e várias Comissões de Avaliação de
Cursos da SESu/MEC. Atualmente é Diretora de Cooperação Internacional da ANPAE e integra as seguintes redes
de pesquisadores: Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (REDE CAES), Red
Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa (RelePe), Forum de Gestão do Ensino
Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). Integra comitê e conselho editorial de vários
periódicos científicos, entre os quais: Educação e Sociedade, Retratos da Escola, Revista Brasileira de Política e
Administração da Educação, Linhas Críticas. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase
em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da
educação, educação, gestão da educação e educação superior.

Profa. Dra. Maria do Socorro Silva (CDSA/UFCG)

Professora Associada da Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido lotada na Unidade Acadêmica de Educação do Campo. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UFCG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco(2000) e Doutorado em Educação pela UFPE(2009). Foi Coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo(2011-2015). Membro do Fórum Nacional da Educação do Campo e do Comitê Estadual de Educação do Campo da Paraíba. Membro da Executiva da Rede de Educação Contextualizada do Semiárido e do Conselho Editorial do Caderno Multidisciplinar da RESAB. Foi coordenadora Institucional do PIbid Diversidade da UFCG de 2013-2018. Membro do Conselho Editorial da Revista Interterritorios da UFPE. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa do CNPq Educação do Campo, formação docente e práticas pedagógicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo e Educação Contextualizada , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, políticas educacionais, processos educativos nos movimentos sociais e Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência com a construção da Licenciatura em Educação do Campo – Procampo/MEC/SECADI; no Programa Saberes da Terra- MEC e na educação popular realizando assessoria aos movimentos sociais e organizações comunitárias do campo como Movimento de Organização Comunitária – MOC/BA; Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA/PE, com as Escolas Famílias Agrícolas /UNEFAB e com a Escola Nacional de Formação da CONTAG

Profa. Dra. Patricia Cristina de Aragão (UEPB)

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indigena Neabí – UEPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Comunitários da Infância e Juventude (Nupecij), Sócio da Anped, Anpuh e Sociedade Brasileira de História da Educação.

Profa. Dra. Zélia Maria Soares Jófili (UFRPE)

Possui graduação em Sociologia Política pelo Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais, PE (1974),
mestrado em Tecnologia da Educação pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, SP (1976) e doutorado em
Educação – University of Surrey, UK (1996). O título foi revalidado pela UFPE. É professora Adjunto IV
aposentada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenou o Programa de Avaliação Institucional da
Unicap (1998-2005) onde também foi professora e pesquisadora do Departamento de Educação (1998-2007).
Participou da Diretoria do Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas, em Recife (gestão 2004-2006). Atuou como
consultora da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (2005-2006) e como membro da equipe de
formadores da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Recife (2006-2008), da qual foi também
assessora (2014). É membro da Comissão de Pesquisa, do Conselho Consultivo e do Conselho Editorial do Centro
Paulo Freire – Estudos e Pesquisas e membro fundadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. Presta assessoria ao
MEC e a CAPES. Atualmente participa dos Programas de Pós-graduação em Educação nas Ciências da UFRPE e
do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância. Realiza pesquisas na área de
Educação com ênfase em epistemologia, sustentabilidade e formação docente, uso de ferramentas tecnológicas
para a EaD, ensino de ciências e biologia e formação de conceitos, numa perspectiva sistêmico-complexa.

Profa. Ms. Fabíola Cordeiro de Vasconcelos (UAEd/UFCG)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1995),
graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992) e mestrado em
Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Atualmente, é professora lotada na
Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Tem
experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, formação de
professores, ensino de leitura e literatura infantil.