07 a 10 de outubro de 2019
CAMPUS DA UFCG
CAMPINA GRANDE - PARAÍBA

Faltam 75 dias
para a abertura do colóquio

O Congresso

O Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea é um evento bienal promovido pela Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande. Os objetivos deste evento estão delineados em dois principais focos:

 

Fortalecer um espaço de discussão e reflexão acerca de questões que envolvem a formação e o fazer docente, articulando ensino, pesquisa e processos sociais.

 

A proposta de realização deste evento reflete o esforço da Unidade Acadêmica de Educação em promover espaços de socialização de estudos científicos e relatos experienciais que possam implicar na melhoria da qualidade da formação e do agir de sujeitos envolvidos em processos educativos.  

A primeira edição do evento aconteceu em 2008, tendo como temática central o Trabalho docente na contemporaneidade. Em 2010, em sua segunda edição, o tema proposto foi Processos Pedagógicos e a produção do conhecimento na sociedade contemporânea. Para a terceira edição em 2012, Escola e Educação na sociedade contemporânea foi o tema escolhido. Em 2014, em sua quarta edição, o tema posto à discussão foi Formação docente e Educação Básica: tensões e diálogos. O quinto COBESC, realizado em 2016, refletiu sobrePolíticas curriculares: impactos na pesquisa e nas práticas docentes.

Para o evento deste ano, a realizar-se no período de 07 a 10 de outubro de 2019, refletiremos sobre “Educação e Democracia: processos e desafios da formação e da atuação docente”. A constante preocupação com uma educação de qualidade, pública, laica, plural foram e continuam sendo bandeiras de luto do coletivo docente da Unidade Acadêmica de Educação. A realização desta edição do evento busca refletir sobre o contexto sócio-político do Brasil, sobretudo no que diz respeito à educação brasileira, quando verificamos sucessivos ataques ao ensino superior e à educação básica com ideias e ações que se contrapõem a construção de uma sociedade livre, democrática, equânime e plural.

40 anos Curso de Pedagogia

A realização do COBESC também está associada ao quadragésimo aniversário de criação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande, motivo pelo qual constam momentos de reflexão sobre a história da formação de professores e professoras para o trabalho com crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Esperamos que as atividades constantes da programação possam servir espaços de reflexão na direção do fortalecimento das ideias e das práticas docentes para a construção de uma sociedade mais humana, menos ou não desigual e, sobretudo, assentada em ideais democráticos.

Comissão Organizadora do COBESC 2019